julho 26, 2008

“Noitário” de um arquiteto solitário – 14/11/2007

Querido Noitário;

Mais uma vez acordo na madrugada, mais precisamente às 4h da manhã. Antes de começar o diálogo, explico que o mesmo deriva-se de uma comunidade do nosso querido Orkut, intitulada “Gosto de Gente Inteligente”, com o seguinte tópico: “porque você se considera inteligente?”. Peço desculpa a todos logo de início, pois acordei as 4 da manhã por causa de um exame, “tô grog” e com fome... bem, não levem em consideração os devaneios e incoerências em excesso, estamos em um “jornal piloto”, temos que ser mais divertidos e irreverentes!
Para começar acho que o cara que postou o tal tópico pode ser o mais inteligente, ou o mais filho da “mulher que se encontra, às 2h da manhã, na Paranaíba, vendendo doces e salgadinhos” de todos aqui. Ele provoca automaticamente conflitos em todos que se deparam com esta pergunta, no caso de realmente cogitarmos a possibilidade de sermos inteligentes, nos levando a tentar justificar tal consideração.
Após ler alguns “posts” chega-se claramente à conclusão de que o tal tópico – e porventura um possível debate entre amigos - não vai passar de um conflito entre egos, uns maiores, outros menores; vai ganhar quem souber ter a cara mais lavada. Os que tentarem ser humildes, mesmo sendo inteligentes, não importa o quanto, serão sempre arrogantes, por mais que tentem. A única coisa que vai definitivamente valer no final das contas é o pensamento alheio. Mas, para começar, o que é “ser inteligente”?
Sabedoria, conhecimento, cultura, QI e outros termos, usados como justificativa para sanar tal dúvida, são muito diferentes. Segundo o dicionário “Globo” – porque Aurélio é muito piegas - ser inteligente é “compreender as coisas com facilidade”. Então, todas as outras definições para inteligente estão erradas, ou seja, quem respondeu diferente é desprovido de inteligência ou "burro" - coitado do quadrúpede, ele não tem culpa da sua situação perante o mundo –, mas ser inteligente – também se utilizando do dicionário Globo pois Aurélio é muito piegas - também é ser “destro” e “hábil”; logo, todos os canhotos são "burros"? E, indo mais adiante, quem tem a "habilidade" de “morder o cotovelo” é inteligente; então, todos somos hábeis, logo, todos somos inteligentes, pura lógica não?
Maldita língua portuguesa... (expressão de ira nos olhos!).
Partindo da premissa de que estará valendo o termo: "ser inteligente" é facilidade de compreender; sim, somos inteligentes. Mas acho isto..., complicado..., muito simplório..., podemos ir além. Penso que ser inteligente seja uma junção de tudo, por exemplo o QI. Levemos em consideração a existências de “tipos de inteligência”: física, matemática, cultural, emocional... Apenas aqueles com raciocínio lógico matemático apurado têm QI alto? Onde ficam os grandes poetas e escritores? Não seria um “QI Ortográfico"? Pasquale Cipro Neto não teria um QI alto, então, seria "burro"? Admiramos quem resolve integrais e derivadas com perfeição, mas também nos deixamos levar por quem tem o dom das palavras, isto também não seria uma forma de inteligência?
Outro exemplo um pouco mais desconexo: aqueles que são hábeis com os pés, mas um tanto quanto "iletrados", pra não tecermos outros comentários e justificarmos a afirmação, também não seriam eles inteligentes? Pensem: os caras trabalham dois tempos de 45 min. e ganham em um mês mais do que provavelmente você vai ganhar em sua vida toda, ao meu ver são muito inteligentes, com certeza. Sabem aproveitar e usar o dom que têm - ou que adquiriram - com habilidade, certamente inteligentes!
Levando em consideração a junção de tudo, ser inteligente seria “saber-se fazer presente em qualquer situação”. Não lembro quem “postou” algo parecido como justificativa, mas considero a melhor das respostas, apenas farei uma remodelagem: ser inteligente é saber interar-se com tudo e com todos, em qualquer situação. É literalmente saber “fazer-se presente”, não por ter conhecimento em todas as áreas, mas saber usar aquilo que possui - e passar adiante - com sabedoria, usando cultura e conhecimento. Apesar de "cultura, sabedoria, conhecimento..." serem coisas totalmente diferentes, elas andam completamente juntas, você apenas tem que saber fazer "a viagem"...
Nesse caso, sim, eu sou inteligente!
E você, também é?
Penso que serei crucificado pelas minhas palavras, mas quem não o é?
Boa viagem.